Passo Livre e Espaço Cariris

O Passo Livre é um grupo que atua com dança contemporânea na cidade de São Paulo, sediado no Espaço Cariris. Foi contemplado pelo Programa de Fomento à Dança em várias edições. O projeto atual prevê a montagem do espetáculo O Inferno de Wall Street. Maiores informações sobre este projeto no blog:
http://poetaselvagemdancarino.blogspot.com
e sobre o grupo no site:
http://ecariris.wix/cariris-passo-livre


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Oficinas em Janeiro no Espaço Cariris: A estética do arrastão aplicada à dan

 ensaio de A Pulga


Oficina de férias janeiro de 17 a 27 e janeiro, das 18:30 às 21:30


Arrastão: 1.ato de recolher no mar rede de pesca; 2. “técnica de roubo urbano inaugurada em praias do Rio de Janeiro. Um pequeno grupo corre violentamente através de uma multidão e “varre” dinheiro, anéis, bolsas e até roupas das pessoas” definição apresentada pelo músico Tom Zé no CD Com Defeito de Fabricação. Ali desenvolve a proposta da “estética do plágio” ou “estética do arrastão”, onde citações e plágios combinados em células irreconhecíveis remetem à nossa memória afetiva musical resgatada em novas constelações.


Proposta: Estudo teórico e prático sobre diferentes possibilidades de expressão na dança teatral através da idéia da cópia criativa, que não é a cópia servil de um trabalho, mas a busca do conhecimento de seu processo de criação e composição através de sua recriação. A partir de canções, quadros, esculturas, instalações, filmes, danças ou peças escolhidas pelos participantes, elaborar um estudo do trabalho escolhido que servirá de base para a construção de células coreográficas.
Objetivos: Experimentar um estudo  da criação em dança, utilizando uma prática comum em pintores e escritores: através da cópia entender as escolhas e manobras que um artista teve que fazer para que seu trabalho ganhasse a dimensão expressiva que atingiu. Isso não significa que o curso se destine a especialistas. Trata-se apenas de uma nova proposta de abordagem da dança que pode aumentar nossa criatividade e nosso repertório. Um segundo objetivo é dar a devida atenção a imagens criadas por outros artistas que podem ser retrabalhadas. Na saudável busca por linguagem própria esquecemos de sua força, do seu  poder multiplicador, e por isso deixamos de dialogar com elas.  
Metodologia:
  1. Uma hora de preparação corporal e exploração de movimentos.
  2. Estudo dos materiais escolhidos. 
  3. Improvisação sobre um princípio ou imagem. 
  4. Escolha dos elementos e composição das células.
Duração 3 horas.

Inscrições abertas.


Público alvo:   Estudantes de dança e teatro.


Ministrado por Sofia Cavalcante. Maiores informações, incluindo preços escrever para: nucleopassolivre@hotmail.com ou ecariris@gmail.com, ou pelo telefone 11 3811-9681, das 13h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário